quinta-feira, 25 de agosto de 2016

5 filmes para entender o Autismo

Olá pessoas lindas!
Como é que estão do lado daí?

Aqui agora está bem, hihi ~ estive sumidinha nessas últimas semanas por motivos de estar bem doentinha e estar super focada na produção do TCC. Perdão pelo chá de sumiço, mas pretendo voltar ativa aos pouquinhos. Nesse tempo meio off, aproveitei bastante pra imergir no tema do meu TCC, que por sinal é sobre Terapia Assistida por Animais no tratamento com crianças autistas (pretendo falar sobre TAA aqui no blog, cês tem interesse?). Estou lendo vários livros, artigos e assistindo vários filmes sobre o tema. Os filmes em si, me auxiliaram bastante a compreender como é o autismo de fato, afinal, eu li~leio muito sobre, porém vivenciar na prática, mesmo que seja por filme, é diferente. Pensando nisso, resolvi trazer pra vocês, um pouquinho dessa minha experiência cinéfila e indicar 5 filmes pra compreender como funciona o autismo!


1. Tão forte, tão perto
Título original: Extremely Loud & Incredibly Close













Baseado no livro Tão forte, Tão perto ~ conta a história de Oskar, um garoto autista excepcional, admirador da cultura francesa e um inventor nato! ^^ A maior parte do trama do filme se passa na busca de resolver o mistério de uma chave que pertencia ao pai do garoto, o qual morreu na tragédia do 11 de setembro. O filme é muito sensível retratando essa aventura, evidenciando claramente, as perdas, os conflitos e medos de Oskar.

2. Adam











Retrata a vida de Adam, um jovem com Síndrome de Asperger, apaixonado por astronomia. O filme já inicia com a perda de seu pai e paralelamente, o início do namoro com sua nova vizinha de apartamento, Beth. Juntos, vão tentando superar um dos problemas mais graves do autismo, a dificuldade de socialização e de reconhecimento de emoções e sentimentos. O filme é bem didático pra compreender de fato o autismo, afinal, o próprio  Adam tem consciência que possui e explica em diversos momentos do filme que sua percepção de mundo é bem diferente das outras pessoas.

3. White Frog


Conta a história de uma família que quer a todo custo aparentar ser perfeita. Aparentemente, o único problema é o filho mais novo, Nick, que tem Síndrome de Asperger. Porém, quando o filho mais velho, Chaz, morre em um acidente, a família simplesmente cai em pedaços. Nick que era muito ligado com o irmão, também sofre muito com a perda, entretanto, ele vai juntar forças para juntar todas as peças caídas e revelar um dos segredos escondidos de Chaz, que faz com que a família repense muito bem sobre a ideia de perfeição. O filme é muito bonito, por mostrar essa ligação de irmãos e a mensagem final de que ser diferente é normal é espetacular! :33

4. Um amigo inesperado

Título original: After Thomas

Esse é um dos melhores filmes, na minha opinião, para compreender a relação das crianças autistas com os cães :33 ~ Kyle é um menino autista muito frágil que não consegue se comunicar, nem mesmo com os pais. Desesperados com a solidão e silêncio do menino, seus pais compram um cachorro, o chamado Thomas. O que eles não imaginavam é que Thomas, o cão, seria algo benéfico para o desenvolvimento social de Kyle. Depois da chegada do cão, tudo melhorou e é muito bonitinho ver essa evolução e o tema do seu tcc em filme hihi ^^

5. No espaço não existem sentimentos
Título original: I Rymden Finns Inga Känslor
















O filme é muito fofo, diferente e divertido ^^ O filme conta a história de Simon, um jovem que tem Síndrome de Asperger e seu irmão Sam. Após o término de namorado de Sam, Simon fica muito desconfortável com a falha da rotina e a ordem das tarefas que o rompimento fez. Para animar seu irmão e também para estabelecer uma nova rotina na casa, Simon vai em busca de uma nova namorada perfeita para Sam. Porém, ele percebe que essa tarefa é muito mais complicada que parece e fica em dúvida se realmente poderá ajudar seu irmão. O filme é muito bonitinho e em forma bem humorada mostra o cotidiano de um autista. 

BÔNUS:


Esses foram os filmes indicados para entender um pouquinho mais sobre o Autismo :33 
Obs.: Se alguém não souber o que é o autismo e tiver em interesse em saber mais, me diz nos comentários, pra eu planejar um post falando somente sobre isso! Vai ser um prazer ^^

E agora vocês, o que acharam dos filmes indicados? Já assistiram algum desses? Tem algum filme pra me indicar que fale sobre essa temática? Me conta nos comentários, vou adorar saber!

Beijinhos com amor :33
E até a próxima!

11 comentários:

  1. Sarah adorei a indicação, e sim eu gostaria muito. Apesar de ser da área da saúde (sou fisio) não tive muito contato com pacientes com autismo e é sempre bom nos mantermos informados, vou adorar saber mais.
    Eu tenho o livro do primeiro filme, e estou doidinha para lê-lo já ouvi falarem muito bem do livro. Assim que acabar irei assistir. Os outros filmes não vi nenhum, nem conhecia pra ser mais exata. Mas quero assistir. Adorei seu post ;)
    Beijos

    https://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sarah, socorro, eu só vi o primeiro. :( Já vi uma galera falando sobre o Adam, então eu já estou providenciando um tempinho com meu namorado para assistir. White Frog parece ser do tipo que vai me fazer chorar. Menina, cadê tempo pra ver tudo logo? Adorei sua lista e também seu tema de TCC - eu conheço muito pouco sobre o mundo do autismo, em especial, mas quero muito aprender mais. Vou conferir seu blog mais vezes!
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderExcluir
  3. Que temática interessante, não tenho muito conhecimento sobre, ótima ideia fazer um post explicando sobre autismo, quero. Sobre os filmes não conhecia nenhum, mas gostei de todos , quero ver.

    Beijos,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte no seu TCC o/ e acho super legal abordar esse tema no blog. Dos cinco eu só assisti 1/2 auishau o After Thomas que eu AMOOOO gente, que filme mais maravilhoso <333 e o Extremely Loud & Incredibly Close eu comecei e nunca terminei, tive que sair no dia e deixei pra ver depois, até hoje nada :( tanto é que nem sabia que era sobre autismo, descobri agr haha mas irei terminar com certeza.
    Eu tava caçando aqui pq eu assisti um há muuuuuito tempo que contava a história de um menino com autismo e a mãe dele era pobre e tal, era muuuito bom tbm mas eu não lembro mais nada da história x_x só que eu fiquei toda emocionada com ele, droga ;_;~
    Anotando os outros no filmow pra não esquecer õ/
    Bjuuuuu

    <a href="http://loudlikemoi.blogspot.com/>Loud Like Moi</a>

    ResponderExcluir
  5. Amei a lista! Todos os filmes que você indicou parecem muito interessantes, mas Um Amigo Inesperado foi o que mais me interessou, já que amo essa relação de amor e amizade que podemos ter com os animais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. mesmo eu sabendo o que é altismo e tendo um primo assim, quero muito que tu faça esse post explicando. informação nunca é demais!!!
    se eu disse que chorei lendo sobre o livro com o cachorro vou parecer muito idiota??? por que sim, eu chorei. parei a muitos anos de ver filmes com bichinhos por que choro muito com qualquer coisa que tenha bicho!! não sei qual o meu problema, mas deve ser sério hahahaha
    vou anotar todos os filmes pra ver!
    não sei muito sobre autismo, só sei como o meu primo se comporta e é bem diferente de todos que já vi na tv. uma caracteristica que vejo sempre em autistas nas telas é que eles falam, alguns quase nada, mas falam, e meu primo não fala, só resmunga hehehe
    beijos, até a próxima o/

    ResponderExcluir
  7. Sarah, filmes com temática psicológica são sempre interessantes, e um que inclusive estava na minha lista era esse do Adam! E sim, eu acharia muito legal se tu fizesse um post sobre TAA! Não li tanto quanto gostaria sobre o assunto, mas entendo basicamente o que é o autismo, e quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, melhor. Quando se trata de lidar com o diferente, informação é a chave!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom você compartilhar um post assim. Gosto de assistir filmes com temáticas importantes, baseados em fatos reais, situações reais. Com certeza, vou buscar esses filmes pra assistir. bjoooo
    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Saraaah, que amor! Não conheço nenhum dos filmes e estou com muiiita vtd de ver, nossa <3

    ResponderExcluir
  10. Adorei as indicações, desses eu só tinha assistido Um amigo inesperado, que é muuuuuuito bom. :)

    Vou assistir os outros sim!
    www.oxentebonita.com

    ResponderExcluir
  11. Um post sobre TAA seria incrível, moça!
    Já assisti Adam dessa lista e achei incrível a sensibilidade do filme... Fiquei curiosa com o último e o do cachorro, vou procurar pra ver!
    Acho um assunto muito interessante!
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...